segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Gestão de Riscos by Lacertae SW

Gestão de Riscos by Lacertae SW
View SlideShare presentation or Upload your own. (tags: gestão de)

6 comentários:

Brena disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Brena disse...

Bom dia.

Tenho algumas dúvidas:

1 - A identificação e o monitoramento do risco são atividades exclusiva do gerente de projeto?
2 - Falhas na concepção do projeto e produto pode ser simplemente convertidos em risco?
3 - Existem metódos/ferramentas mais precisas para definir o impacto e a probabilidade do risco?Pode ser baseado no historico de projetos anteriores, desde qua haja alguma isonomia entre eles.

Rogério P C do Nascimento, PhD disse...

Olá Brena,

seguem abaixo minhas respostas às tuas dúvidas:

1. Não. Como poderás ver na aula "Gestão de Riscos by Lacertae", esta é uma atividade conjunta do gestor, cliente e engenheiros de software envolvidos.

2. A análise aqui é outra. Identificamos os riscos para evitar as "falhas" de projeto, processo e produto de software. Quando ocorre a falha, ou seja, quando a probabilidade do risco ocorrer é 100%, este transforma-se numa restrição de projeto, processo ou produto.

3. Sim. Comentei em sala de aula mas não exemplifiquei. Quanto maior a maturidade da organização no desenvolvimento de produtos de software, maior o histórico e a quantidade de informações legadas que podem ser usadas no cálculo das probabilidades. Veja a seção à direita "Ferramentas que facilitam". Algumas destas ferrametas sugerem diretrizes para o cálculo das probabilidades (diferentes da análise circular que fizemos na sala). Por outro lado, o cálculo do impacto também é baseado nas informações de projetos anteriores. No entanto, é sempre relativo ao tamanho da organização/projeto. Por exemplo, uma perda de R$ 5.000,00 pode ser grande para algumas empresas/projetos, enquanto que para outras pode ser irrisório.

Bom caminho!

R

Erika disse...

Roberto, postei sobre isso no nosso blog, gostaria de obter outras opiniões...
Sempre associei a palavra risco a algo ruim e de impacto negativo, porém lendo alguns materiais vi que nem todos os riscos são ruins, e que estes podem ter também impactos positivos, isso me deixou um pouco confusa. Sinceramente não consigo visualizar isso. O que você diz sobre isso? Como isso é tratado no RMMM (se é tratado)?

Rogério P C do Nascimento, PhD disse...

Viva! Quem é Roberto?

Por favor, responda aqui Roberto.. ;)

ROGÉRIO irá comentar no teu blog..

R

Erika disse...

Foi mau professor!!! (rsrsrs) Fiquei sem graça, não deixou por menos, mas a pergunta é pra você mesmo ....